Tuesday, November 04, 2014

A divisão do Brasil.



Neste último sábado, dia primeiro de novembro, milhares de brancos ricos cancelaram seus planos de fim de semana e fizeram algo que não lhes é costumeiro: Foram às ruas. Pediram o impeachment da presidente reeleita democraticamente, com os argumentos de que ela não é quem eles queriam lá. Os meninos mimados estão putos por terem perdido esta. Tão putos, que, cansado de viver numa suposta ditadura comunista, clamavam por uma "intervenção militar" para livrar o país de se transforma em uma Cuba. Traduzindo: Uma ditadura para acabar com outra ditadura, mas, desta vez, uma ditadura deles e para eles, que os deixe tranquilos com o dinheiro no banco e podendo ignorar os pobres e oprimidos deste país tão vasto.

Afinal eles não viveram o outro lado da ditadura. Não foram os parentes, amigos e amados deles que sumiram, ou, que foram torturados. O presidente que eles queriam, estava ao lado dos torturadores e curtindo no Rio de Janeiro, enquanto a presidente que foi eleita era torturada.

Depois desta eleição tão apertada, que teve direito a pedido de recontagem de votos (pedido feito por eles), começou a se falar na divisão do Brasil. O fato de que esta divisão só foi vista por eles agora, - e por eles entenda este grupo de reacionários - só mostra o quanto este país mudou.

O Brasil é e sempre foi um país dividido. Desde o começo de sua história. Já foi dividido em capitanias hereditárias entre grandes nomes de confiança. Já foi subdivisão de Portugal e mais recentemente, na ditadura a divisão se deu entre quem queria a liberdade e quem achava que tinha mais é que meter o pau, cito, sobre este último, um exemplo atual: este ano, quando Miriam Leitão contou como foi torturada física e mentalmente enquanto estava grávida, o excelentíssimo Rodrigo Constantino, colunista do folheto Veja, decidiu dizer que, ela, também devia desculpas ao país por ter agido "daquele jeito" que a levou a ser torturada.

A "divisão" de hoje, é uma que, pela primeira vez, não os favorece diretamente. É uma divisão que favorece o lado mais fraco, em busca de uma igualdade, para que um dia não precisemos mais de divisão alguma.

A divisão não se dá entre ricos e pobres, sudeste e nordeste como muitos acreditaram. A divisão se dá entre dois projetos futuros para o Brasil, um projeto mais americanizado, onde se favorecem os ricos empresários e a economia, versus, um projeto onde todos terão direitos e oportunidades iguais e só então resolveremos juntos o resto. Isto não é comunismo, e não podemos chamar de ditadura um governo que foi eleito democraticamente. Mas, incomoda tanto a eles que estas pessoas hoje tenham voz e direitos, um auxilio do governo para começar, se manter, que quando é dado ao rico, é conhecido como investimento, quando este vai para o pobre que vivia abaixo da linha de pobreza é chamado de "esmola". Isso incomoda tanto que eles jogam aos ventos palavras como "Cuba", "Bolivarianismo", "Ditadura".


Mapa de Nova Cuba. 
Uma vereadora chegou a propor uma nova divisão do país entre Brasil (sul, sudeste e centro oeste) e Nova Cuba (norte e nordeste). Minas gerais, por ser parte do sudeste, mas ter dado vitória a Dilma seria transformado num enorme lago. Mesmo os votos do sul e sudeste para a presidente reeleita serem mais numerosos que do norte e nordeste, os que queriam esta divisão ou "ir embora do país", atitude que demonstra o quanto eles amam isso aqui (tivemos dificuldades, vamos embora) foram inúmeros.

Eu como bom nordestino que sou, tenho que fazer um desabafo. Olha, se pudéssemos medir o nível de nordestinisse de uma pessoa, numa escala de 0 a Auto da compadecida, eu sou o próprio Chicó. Meu sotaque é carregadíssimo, passei a infância ouvindo Alceu Valença, Gilberto Gil, Novos baianos, entre outros. Meu pai me contava histórias de cordel quando faltava luz. Sou uma mistura, pois, papai é pernambucano e mamãe é baiana. Acarajé é minha comida preferida e o Rio Vermelho é o meu paraíso. Meu avô tem vários frevos famosos aqui em Maceió, e, quando eu era pivete, já tive um mini boi de carnaval e fizemos folia no conjunto que eu morava, batendo latas e pulando. Já estive em SP só duas vezes e amo o lugar! Quis abraçar todas as pessoas diferentes que eu vi pela frente, quis saber a vida de todos os velhinhos japoneses, chorei no MASP, chorei, na Paulista, chorei no Ibirapuera, chorei no metrô porque achei o máximo, chorei quando tive que ir embora, tive frio o tempo todo, mas amei aquele lugar. Não senti preconceito por causa do meu sotaque, muito pelo contrário, todo mundo achava o máximo!

Para mim essa diferença gritante de culturas, ritmos, sons e sotaques, é o que faz o Brasil. Essa mistura toda é a coisa mais linda do mundo. Quem odeia nordeste e as pessoas que vivem aqui; convido-os a passar um tempo aqui. Se tu for na praia do francês e continuar odiando o nordeste, te deixarei em paz. Se tu for no carnaval de Olinda e continuar odiando, te deixarei em paz. Se tu for ver o por do sol no farol da Barra e continuar odiando, vou rir da tua cara.

Separar é a coisa mais triste, ainda mais, se tu pode dizer simplesmente, que isso tudo, faz parte da maravilha que é ser brasileiro.


Minha terra é a coisa mais linda. Conheça o Nordeste! 


1 comment:

Nick said...

Temos que olhar o todo, como você disse não foram poucos do sul, sudeste e cento-oeste que votaram nela. Eu mesmo, que sou goiano, votei nela. Mas eles são incoerentes, dizendo que os mineiros não são tão inteligentes e transformariam minas em lago, por que votaram em um Mineiro?